Quando é a hora certa de fazer a castração do gatinho?

A castração em animais de estimação muitas vezes acaba se tornando um tema polêmico. Às vezes, é difícil decidir se devemos castrar um gato ou não .

Há aqueles que defendem e também os que são contra; até porque a castração pode mudar o comportamento do gato castrado.

Porém, ajuda a evitar doenças infecciosas, contraídas devido à promiscuidade, e faz com que fique mais em casa e não seja facilmente atropelado (sim, estes casos são reais e acontecem com frequência).

Vamos falar mais então sobre a castração do gatinho. 

Como é a castração de um gato macho?

A castração no gato macho oferece enormes benefícios à sua saúde. É menos provável que o gato castrado saia e brigue com outros gatos e, assim, se machuque.

Também tem um risco menor de contrair doenças, como já falamos acima.

Muitos donos sabem dos benefícios da castração, mas ficam com medo de submeter o gatinho ao procedimento. Porém, você já pode deixar esse medo de lado…

Castrar um gato macho é uma operação bastante simples. E não é algo tão complicado assim. 

Claro que escolher uma clínica de confiança pode te ajudar a se sentir mais seguro e confortável com o procedimento, passando boas energias também para o seu felino.

Ao ser castrado, o gato macho é submetido a uma orquiectomia, ou seja, a remoção dos testículos, geralmente com anestesia local.

Quando castrar um gato macho?

Não existe idade concreta e universal para esterilizar um gato macho. E isso dependerá de vários fatores, como:

  • Hoje, os veterinários aconselham esterilizar um gato macho aos seis meses de idade para evitar problemas de marcação e micção em toda a casa;
  • Se você adotou um gato adulto, é melhor procurar um veterinário o quanto antes para marcar a castração.
  • Além da idade, há outros fatores que também devemos levar em consideração como o ambiente e os hábitos do gato.

Quando e com que idade o gato deve ser castrado?

Vamos começar falando sobre a idade da castração de gatos: quando você deve castrar o gato macho?

Se pretende castrar um gato, a esterilização deve ser feita entre seis e doze meses de idade. Mas isso é muito variável.

Por que essa idade? Para que não seja muito pequeno para ser submetido a uma operação e para que também não tenha atingido a puberdade, maturidade sexual.

Mas isso não quer dizer que você não pode castrar um gato maior de seis ou sete anos. Você pode fazê-lo castrar da mesma forma!

Não há limites de idade, mas, se tiver que escolher, é melhor quando pequeno.

Por que castrar o gato

O cheiro de urina que o gato macho espalha quando atinge a maturidade é muito forte e pode irritar alguns donos.

Isso ocorre porque há respingos cheios de feromônios, ou seja, substâncias com odor penetrante. O gato macho marca o território em pé com uma cauda ereta e trêmula. 

E com muita facilidade essa demarcação pode ser nas cortinas, sofás e móveis (e isso acontece sem que muitos donos vejam a cena).

Nem todos os gatos machos que não foram castrados agem assim, isso é muito variável. 

Mas para impedir que essas coisas aconteçam ou para limitar sua ocorrência, você só pode prosseguir com a castração.

Isso ajuda bastante na demarcação de lugar e também deixa os gatinhos mais caseiros.

Quanto custa a castração?

O custo da castração do gato macho varia de veterinário para veterinário, bem como da região e local em que se mora. Então o preço é muito variável.

Já as associações de adoção de gatos acabam garantindo que os felinos sejam esterilizados (sejam eles fêmeas ou machos). Mas isso também varia de cada cidade.

Por que castrar gatos e fêmeas? Veja os benefícios!

O processo de castração é muito pessoal de cada tutor. Porém, vamos trazer alguns benefícios citados por muitos estudiosos e veterinários: 

  1. Castrar seu gato é vital, tornando-o um animal muito mais fácil de cuidar; além de tudo, é menos provável que ele contraia algumas doenças.
  2. Menos perambulação: gatos machos não castrados vagam por toda parte em busca de fêmeas no cio. Isso traz risco de acidentes de trânsito ou faz com que se perca. 
  3. Machos castrados, que não têm mais o instinto de acasalamento, terão menos interesse em se aventurar em expedições arriscadas fora de casa.
  4. Menos brigas: gatos machos castrados muitas vezes brigam, são muito territoriais e acabam em contato e brigando com outros felinos. 
  5. As feridas de brigas com outros gatos geralmente requer atenção imediata de veterinários, já que mordidas de gatos podem espalhar doenças.
  6. Menos risco de contrair doenças: FIVleucemia felinaFeLV) são doenças fatais para gatos; eles podem contrair as doenças pela secreção, saliva e contato com urina ou fezes infectadas.
  7. Sem demarcar território: gatos não castrados marcam seu território borrifando urina fétida. Esse é um hábito que não ocorre em gatos castrados, especialmente se eles são esterilizados antes da puberdade.
  8. Controle populacional: a castração é essencial para evitar gatos vadios e fazer também com que menos felinos sejam abandonados por não serem bem-vindos na casa de nenhum dos donos.
  9. Gatos castrados são melhores animais de estimação: tendem a ser muito menos agressivos que os machos intactos; também são mais amigáveis ​​e calmos.
  10. A expectativa de vida de um gato não castrado é de menos de 10 anos, enquanto que a de um gato castrado é de 15 a 17 anos.

Conclusão…

Então, com que idade um gato macho ou fêmea deve ser castrado? É melhor consultar o seu veterinário, pois cada caso é diferente. 

No entanto, nossa recomendação é que você faça isso após 6 meses.

Se ainda ficou com alguma dúvida, nos escreva! A castração do gatinho pode ser uma importante etapa de sua vida e da rotina do seu felino.

Confira outras postagens como essa em nosso blog e saiba como cuidar melhor do seu animal de estimação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato